Sai do trabalho e as lojas já estão fechadas para fazer compras? A partir de hoje, e “a pensar não só na cidade, mas também no consumidor”, a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) promove a iniciativa de manter as lojas da Baixa abertas até às 24h na primeira sexta-feira de cada mês. A ideia é posta em prática pela primeira vez hoje.

Entre as 21 e as 24h, o cliente vai poder usufruir de descontos e promoções. As 30 lojas aderentes “vão realizar descontos entre 10 a 20% de colecções actuais”, diz o presidente da ABZHP, António Fonseca. Quem realizar compras nessas lojas, vai receber uma bebida em alguns bares e discotecas da zona industrial e em Gaia.

“Para o consumidor não pode haver barreiras. O consumidor é que tem que ditar os horários”, sublinha António Fonseca. O consumidor tem “muitas vezes dificuldade de comprar na Baixa”, acrescenta, referindo que a recepção por parte dos comerciantes à iniciativa foi “muito positiva”.

A escolha da primeira sexta-feira recaiu, de acordo com o presidente da associação, em três razões: coincide com a época dos saldos, as lojas podem fazer descontos fora da época de saldos e é uma altura do mês em que há uma maior capacidade de compra. A associação quer alargar a iniciativa a outros dias do mês, mas “só após balanço da primeira noite” poderão pensar nisso, declara o presidente.

Um passo na revitalização da Baixa

“São os jovens quem vêm morar para a Baixa e são eles quem frequentam os espaços de animação”, recorda António Fonseca. Por outro lado, “o país vive cada vez mais do turismo”. Assim sendo, a “cidade tem de lhe oferecer tudo o que ele precisa”, lembra. Tudo conjugado “poderá contribuir para a revitalização da Baixa”.

A Jo-Jo’s Music foi uma das primeiras lojas a aceitar fazer parte da iniciativa. O gerente da loja de discos, Artur Ribeiro, refere que “a Baixa tem vindo a perder público” porque “as pessoas têm-se afastado para a periferia” e ressalta que é preciso “que as pessoas saiam à rua e sejam bastantes as lojas a aderir”.

Artur Ribeiro sublinha a importância da junção do “turismo, resturação e os bares” na iniciativa.

No próximo mês são pelo menos 45 as lojas que estão garantidas para integrar a iniciativa.

Baixa tem segurança garantida

A segurança é uma das preocupações da ABZHP. Haverá seguranças e polícias a fazer ronda pelas lojas, garante António Fonseca.

Optimista, Artur Ribeiro reconhece que a primeira experiência poderá não trazer o público esperado, mas acredita que é “uma forma das pessoas tomarem conhecimento da iniciativa e aderirem mais tarde”.