Ainda não a exibem, mas as oito praias do Porto já apresentam os níveis de qualidade exigidos para poderem hastear a Bandeira Azul, garantiu, esta quarta-feira, o presidente da Águas do Porto, Poças Martins.

Citado pela Lusa, Martins explicou que o “grande salto qualitativo” dado pelas praias do Porto deveu-se a melhorias na detecção e tratamento de descargas poluentes.

Numa visita às praias requalificadas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, voltou a afirmar que a cidade quer mudar radicalmente a situação actual (zero bandeiras azuis), conseguindo que as suas oito praias obtenham o galardão que certifica a qualidade da água, informação, educação ambiental e equipamentos.

A ligação ao saneamento básico de 600 prédios das freguesias de Nevogilde, Foz do Douro e Aldoar vai permitir melhorar ainda mais os resultados atingidos, que custaram 200 mil euros.

O projecto “Porto Bandeira Azul” propõe uma profunda remodelação em seis praias que fazem parte dos oito quilómetros da orla marítima do município do Porto.