O Governo vai estudar a hipótese de construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, localização proposta num estudo entregue esta manhã pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, Francisco Van Zeller, ao Presidente da República, Cavaco Silva.

Para proceder ao estudo, que será feito pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou esta segunda-feira, no Parlamento, o adiamento por seis meses da abertura do concurso para a construção do aeroporto.

O estudo promovido pelo presidente da CIP foi elaborado por 16 professores universitários. Segundo a análise, comparativamente com a Ota, a zona de Alcochete apresentaria uma redução do custo do aeroporto e do sistema integrado de acessibilidades estimada em 3 mil milhões de euros, além de uma diminuição do prazo de construção e, consequentemente, a entrada em serviço mais cedo.

A primeira fase da análise vai ser “uma avaliação prévia da efectiva viabilidade da opção Alcochete”, explicou Mário Lino. Se for confirmada essa viabilidade, será feita a comparação das duas localizações, Ota e Alcochete.

PSD saúda “recuo”…

O presidente do PSD saudou o que classificou ser o “recuo” do Governo. “Disse mais do que uma vez que seria o primeiro a saudar o Governo se recuasse quanto à questão da Ota e se abandonasse a política de facto consumado que tem seguido”, afirmou Marques Mendes.

… e Cadilhe diz que é um “avanço”

O ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Agência Portuguesa de Investimento (API), Miguel Cadilhe, afirmou que este “não é um recuo mas um avanço”.

“Só saúdo as pessoas que evoluem nas suas ideias. Vamos ver se essa evolução leva à melhor decisão para Portugal. Defendo Portela mais um aeroporto complementar”, disse, no Porto, à margem do encerramento do seminário “Economia e Finanças da Descentralização”.