Numa era em que o acesso à informação aumenta e torna-se cada vez mais célere, principalmente com a Internet, Tom Schuller, director do Centre for Educational Research and Innovation (CERI), organismo da OCDE, em Paris, destaca a importância de ensinar a saber com quem se deve falar para obter conhecimentos específicos.

Não é suficiente saber, mas também actuar de acordo com os conhecimentos que se possui, defendeu, esta terça-feira, em Serralves, na conferência “Os Benefícios Sociais de Aprender”, inserida no ciclo “Crítica do Contemporâneo – Conferências Internacionais”.

“A chave para uma boa educação é a motivação”, lembrou. “É importante não só ter uma formação superior, mas também prosseguir os seus estudos, fora dos estabelecimentos de ensino. Só assim um trabalhador pode adquirir um maior leque de conhecimentos, que lhe irá permitir uma capacidade de adaptação constante.

Vantagens da educação

A aprendizagem permite mudanças individuais e, a nível colectivo, a actividade da comunidade e o desenvolvimento da própria sociedade. A este propósito, referiu o facto de em Portugal existirem poucas pessoas a afirmarem-se como membros de associações. Nos Estados Unidos, Suíça e Países Baixos, o sentido de comunidade e de laços na sociedade são muito mais evidentes, que no nosso país.

Má integração dos filhos de imigrantes

Schuller distinguiu ainda os níveis de escolaridade de estudantes nativos e de alunos de 1.ª e 2.ª geração de imigrantes. Uma das conclusões foi que o sistema educacional em países como a Alemanha não está a ser bem sucedido na integração destes estudantes.

No plano internacional, salientou a combinação poderosa que a Educação pode e deve ter com a Democracia, como solução para um mundo pacífico. “As democracias educadas não entram em guerra umas com as outras”, afirmou, citando a II Guerra Mundial e a recente Guerra do Iraque.