“As crianças, a luz das nossas vidas”. Era este o título do “site” criado pelo britânico de 28 anos Timothy David Martyn Cox que permitia a troca de imagens de crianças abusadas sexualmente. A rede de pedofilia foi desmantelada por autoridades policiais de 35 países. A AFP noticia que a operação, que durou 10 meses, permitiu salvar 31 crianças.

Cox, detido em Setembro, foi condenado esta segunda-feira a uma pena de prisão ilimitada. Só será libertado quando os peritos decidirem, eventualente, que o fim da condenação não apresenta riscos.

O computador de Cox, que usava o “nickname” Son_of_god (“Filho de Deus”), continha perto de 76 mil imagens de crianças, incluindo mil filmes com um total de 316 horas. Um segundo detido, o inglês Gordon Mackintosh, com 33 anos, possuía no seu computador mais de cinco mil imagens e 392 ficheiros com vídeos. A sentença será conhecida a 29 de Junho-

“Centenas de membros através do mundo utilizaram [o “site”] para trocar toda uma gama de produtos, incluindo fotografias e vídeos de crianças vítimas de abusos sexuais e de graves agressões sexuais”, informou, em comunicado, a agência britânica de protecção da criança na internet e de luta contra a pedofilia (CEOP), que dirigiu a investigação.