Com cerca de 500 desenhos de todo o mundo divididos por três exposições, o nono PortoCartoon, que começa esta sexta-feira, é o maior de sempre. Este ano, a exposição, patente no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, é dedicada ao tema da globalização.

“Como a globalização está em todo o lado a sobrecarregar as nossas cabeças, pensámos que deveria ser o tema a sugerir. E creio que o fizemos bem porque a participação e a qualidade foram das mais elevadas de sempre. Fiquei muito surpreendido. Obrigou-nos a seleccionar muito mais trabalhos”, afirmou , esta quarta-feira, o director do MNI, Luís Humberto Marcos.

O polaco Grzegorz Szumowski ganhou o primeiro prémio. O segundo ex-aequo foi atribuído ao brasileiro DaCosta e ao italiano Alessandro Gatto. O terceiro prémio foi para o chinês Run Tang Li.

“São visões por vezes horripilantes da globalização. Mas, para além da sátira, há também poesia”, disse Humberto Marcos, para quem “esta não é uma arte menor”.

“Sem humor não há democracia. É uma arma extraordinária que mostra a qualidade da democracia e o saber interpretar a realidade de uma maneira inteligente, satírica e mordaz”, acrescentou.

Mais exposições

Para além dos premiados, das 15 menções honrosas (entre elas há uma caricatura da pintora Paula Rego por António Santos) e dos outros trabalhos seleccionados (num total de cerca de 380), este ano o PortoCartoon estende-se ao centro comercial Dolce Vita com uma centena de desenhos do belga Ludo Goderis, que venceu o prémio do público em 2006.

Há ainda 30 desenhos sobre o tango pela argentina Marlene Pohle, presidente geral da FECO (Federation of Cartoonists Organisations), e uma instalação dos artistas plásticos Edu Grosso, do Brasil, e Acácio de Carvalho, do Porto, sobre os 200 anos da fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro.

Festa na Baixa

Este fim-de-semana, pelo segundo ano consecutivo, a Praça da Liberdade recebe a Festa da Caricatura. Caricaturas ao vivo e encontros com os premiados do PortoCartoon são os atractivos da iniciativa.

Realizado anualmente desde 1999, o PortoCartoon é considerado pela FECO um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. Até 30 de Setembro, a mostra pode ser vista no MNI das 15h00 às 20h00.