São 107 actividades durante todo o Verão para jovens dos 11 aos 17 anos, desde concertos a projectos científicos. Arranca esta segunda feira a terceira edição da Universidade Júnior da Universidade do Porto (UP).

“Proporcionar um período de aprendizagem, mas também de diversão e lazer nas férias do Verão” é o objectivo da iniciativa, explica a UP em comunicado. A universidade espera cinco mil participantes.

As actividades são muitas e vão desde uma manhã de recruta com o Exército (que disponibiliza dois quartéis para alojar os alunos) no Parque da Cidade a concertos pedagógicos interpretados e orientados por alunos e professores da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculos.

Os alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade vão participar no programa “Experimenta no Verão”, com quatro áreas científicas diferentes. Já os do 7.º e 8.º anos podem frequentar projectos de experimentação nas “Oficinas de Verão”, enquanto os do 9.º, 10.º e 11.º anos podem escolher entre meia centena de opções para um projecto científico (“Verão em Projecto”).

Uma “Escola de Língua” aberta a todos e escolas de Física, Saúde e Química para alunos do 11.º ano são outras actividades da Universidade Júnior deste ano.