As 14 faculdades da Universidade do Porto (UP) iniciaram hoje, segunda-feira, um processo de auto-avaliação institucional cujos resultados serão divulgados em Maio do próximo ano.

Até 31 de Dezembro, cada unidade orgânica vai auto-avaliar-se; depois, até Maio, cada faculdade vai analisar uma outra. O relatório final será tido em conta no processo de revisão dos estatutos da universidade, motivado pela aplicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), cuja lei foi hoje publicada em “Diário da República”, entrando em vigor dentro de um mês.

Não se trata de uma “caça às bruxas”, fez questão de garantir o reitor da UP, Marques dos Santos, na sessão inaugural do processo, na reitoria. É antes um “sistema de garantia interna de qualidade”, que é, aliás, exigido pelo RJIES. A auto-avaliação terá uma periodicidade de três ou quatro anos.

Só em Maio de 2008, depois de concluído o processo, é que a universidade vai solicitar a avaliação externa da European University Association (EUA), que receberá o relatório final de auto-avaliação. A iniciativa foi pensada para contribuir para o objectivo traçado por Marques dos Santos: colocar a UP entre as 100 melhores universidades europeias em 2012.

Forças e fraquezas

Em cada faculdade, uma comissão de avaliação vai identificar a missão e os objectivos da mesma, verificar se estão em consonância com os objectivos estratégicos da UP (formação e investigação de excelência, alargamento da internacionalização e melhoria do modelo de governação), identificar oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, fixar metas operacionais (de curto prazo) e elaborar um plano de melhoria.

O reitor sublinhou a importância de “discutir sem tabus” o modelo de governo da UP. “O nosso modelo de governo não permite dar os passos mais complicados que temos de dar [para aumentar a competitividade]”, reconheceu.

Neste exercício de avaliação, importam mais os mecanismos e os procedimentos do que os resultados académicos, esclareceram os responsáveis da universidade. No final do ano lectivo 2007/2008 será feita uma avaliação dos cursos, a partir de dados como as taxas de sucesso dos alunos.