“Se esta rua fosse minha…” é o nome do primeiro festival de rua lançado pelo bar que é também uma associação cultural Plano B. O evento, marcado para 5 de Outubro, engloba várias manifestações artísticas, desde dança a concertos, teatro e animação de rua, performances, instalações, projecções de vídeo, actividades para crianças e artesanato.

O festival realiza-se na rua Cândido dos Reis, em frente ao Plano B, entre as 11h e a meia-noite. O 5 de Outubro é uma data “trágica e simultaneamente irónica”, diz Rita Maia, responsável pela organização. Foi nesse dia, em 1910, que o almirante Cândido dos Reis se suicidou, convencido do fracasso da implantação da República.

O Plano B lança um apelo a toda a comunidade artística para que, até 15 de Setembro, proponham obras ou espectáculos para o evento. Os escolhidos serão remunerados através de patrocínios. Desta forma, os criadores vão dividir o “palco natural” que é a rua com o público, “sem barreiras entre quem faz o espectáculo e quem assiste”, explica a associação, em comunicado.

Esta é a primeira iniciativa do Plano B fora de portas e tem como objectivo animar a rua e devolvê-la às pessoas. “Gostamos muito da nossa rua e queremos aproveitá-la”, explica a responsável pelo evento, Rita Maia, que acredita que “faltam manifestações artísticas no Porto”. Os responsáveis pelo bar esperam ainda a autorização da PSP, que considera a Cândido dos Reis uma artéria importante no trânsito da cidade.

Os lojistas da rua mostram-se entusiasmados e “querem estar abertos e participar”, já que ali “passa pouca gente”, assegura. A reabilitação da Baixa do Porto “passa por este tipo de iniciativas, especialmente as gratuitas”, defende a responsável, que acredita que este evento vai trazer muitas pessoas ao centro da cidade.