O Programa Aconchego, que oferece alojamentos mais económicos a estudantes do ensino superior, reiniciou as actividades este mês.

Lançado há três anos pela Câmara do Porto, através da Fundação Porto Social (FPS), o programa destina-se aos portuenses com mais de 60 anos e que possuam uma residência com capacidade para acolher estudantes do ensino superior, com idades entre os 18 e os 28 anos, que não residam na cidade.

Trata-se, por isso, de um “projecto de solidariedade social que estreita as relações entre estudantes e seniores, duas populações predominantes na cidade”, afirma a câmara, em comunicado.

Os estudantes conseguem “uma redução efectiva nos encargos habituais com alojamento (já que só terão que repartir as contas de água, luz e gás)” e “convívio em ambiente familiar”.

A autarquia diz ainda que o programa dá resposta à solidão de muitos idosos, para além de “uma ocupação activa do seu tempo, acompanhamento nocturno e ainda acesso facilitado ao serviço de apoio domiciliário da Casa das Glicínias (também da FPS) e da junta de freguesia da sua residência, em caso de dependência temporária”.