O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Seabra Santos, não quer comentar, para já, os valores das transferências directas previstas para as universidades. Tal deve acontecer na próxima quarta-feira, na cerimónia de arranque do ano lectivo na Universidade de Coimbra.

Em carta enviada a 9 de Agosto ao ministro Mariano Gago, o presidente do CRUP lamentava o “desequilíbrio entre o elevado nível de exigência do país relativamente às suas universidades e o reduzido esforço que tem feito, em matéria de afectação de recursos” (0,72% do PIB, “a descer em 2008, em Portugal, contra 1,2% na União Europeia”).

Seabra Santos criticou ainda a “inexistência de instrumentos legais que permitam às universidades equilibrar a sua gestão”. Considerou que “não é o investimento em ciência que permitirá manter em funcionamento as instituições de ensino superior ou pagar os salários dos que nelas trabalham”.