O Sporting perdeu hoje, quarta-feira, frente ao Manchester United. E, ironia do destino, o único golo da partida foi de Cristiano Ronaldo, que nasceu para o futebol na equipa leonina.

O Sporting até foi a melhor equipa no péssimo relvado do Alvalade XXI. Com um futebol rápido e virado para o ataque, os leões não só evitaram grandes males junto da sua baliza na primeira parte, como ainda tiveram um lance perigoso protagonizado por Liedson.

Mas o futebol às vezes tem destas coisas. Com o jogo controlado, o Sporting acabaria por ser traído por um filho da casa. Aos 63 minutos, Cristiano Ronaldo silenciou por uns instantes os adeptos leoninos, que, logo de seguida, fizeram questão de aplaudir o número sete português. Ronaldo não festejou e quase pediu desculpa pelo golo que acabava de marcar.

A perder por um 1-0, o Sporting correu atrás do prejuízo e quase era recompensado. Tonel cabeceou para uma grande defesa de Van der Saar e na recarga Yannick Djálo não conseguiu o golo do empate. Depois da derrota do Benfica e do empate do Porto, o Sporting era a terceira equipa lusa a não conseguir os três pontos na jornada inaugural da Liga dos Campeões. Do grupo dos leões, realce para a vitória da Roma por 2-0 sobre o Dínamo de Kiev.

Benfica perde …

A jogar em casa do campeão europeu, o Benfica viveu um jogo de sensações estranhas. Apesar da derrota por 2-1 não sofrer contestação, tal a qualidade técnica e táctica do AC Milan, a verdade é que os encarnados podiam ter saído de San Siro com outro resultado.

Depois de aos nove minutos Andrea Pirlo ter inaugurado o marcador, na execução de um livre directo, o Milan passou a controlar de forma inteligente o ritmo da partida. Mas, ao minuto 23, Di Maria trabalhou bem do lado esquerdo e colocou a bola na pequena área milanista. A escassos centímetros da linha de golo, Cardozo cabeceou ao poste. O empate esteve perto, mas no contra-ataque o cinismo italiano silenciou o jogo – Inzaghi fazia o 2-0 aos 24 minutos e o Benfica perdia a possibilidade de pontuar em Milão.

Quando Nuno Gomes marcou o 2-1 já o jogo estava nos descontos. Foi o melhor que o Benfica conseguiu no terreno de uma equipa simplesmente de outro nível. No outro jogo do Grupo D, os ucranianos do Shaktar Donetzk venceram o Celtic por 2-0.

… e o Porto podia ter feito melhor

Depois do campeão europeu, o vice-campeão Liverpool. Era esta a tarefa do FC Porto. E tudo começou de forma positiva. Dez minutos de alto nível foram coroados com o golo de Lucho Gonzalez, de grande penalidade.

Mas os campeões nacionais não conseguiram manter o ritmo acelerado e agressivo e acabaram por ver o Liverpool chegar ao empate. Dirk Kuyt foi o autor do golo inglês, estavam jogados 18 minutos no Estádio do Dragão.

O resultado não viria a sofrer alterações até ao final do jogo, apesar do Liverpool ter jogado os últimos 20 minutos com menos um jogador, depois da expulsão de Pennant. O Porto ainda tentou chegar à vitória, mas os Reds acabaram mesmo por levar um ponto para Mersesyde.

No grupo do campeão português, destaque para a vitória do Marselha sobre o Besiktas por 2-0.