O período de discussão pública sobre o projecto da Câmara do Porto para a Via Nun’ Álvares foi alargado até 31 de Dezembro. A autarquia diz querer “aproveitar” as ideias do grupo de técnicos associado à Junta de Freguesia de Nevogilde que contesta o projecto.

“Há ideias em Nevogilde capazes de construir uma proposta consensual”, afirmou hoje, quinta-feira, o vereador do Urbanismo. Lino Ferreira reafirmou a postura de “aproximação” da autarquia face aos críticos do projecto, que prevê a construção de uma via, de 1,5 quilómetros, a ligar as avenidas Marechal Gomes da Costa e da Boavista.

Aos jornalistas, à margem da assinatura de um protocolo entre a câmara e a empresa Retroconcept, Lino Ferreira rejeitou, no entanto, abrir um novo concurso público, como reclama o presidente da junta de Nevogilde, João Luís Rozeira. “Seria voltar tudo ao princípio”, considerou o vereador.

Sobre os 37 metros de largura da futura avenida, um dos pontos mais criticados do projecto, Lino Ferreira argumentou que só os dois passeios representam oito metros, a que se somam outros dois da faixa separadora. Além disso, a avenida, por ligar a Marechal Gomes da Costa à Avenida da Boavista, “terá que ter uma boa capacidade de escoamento de tráfego”.

Em breve, serão apresentadas propostas para duas outras unidades operativas de planeamento e gestão: Escola da Academia e 12 Casas, ambas na Baixa da cidade, adiantou.