A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) vai mandar uma circular aos associados a propôr que os proprietários comuniquem à PSP que seguranças que vão estar ao serviço em cada noite.

O presidente da associação, António Fonseca, afirma que a medida não será obrigatória, mas acredita que vai ser uma forma de melhorar a relação entre proprietários e PSP, que “está no terreno atenta aos pseudo-seguranças e em breve vai mostrar resultados”.

O presidente da ABZH quer “policiamento junto dos estabelecimentos de uma forma discreta e não de uma forma bélica” e reitera as críticas à actuação da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e da PSP no fim-de-semana de 8 de Setembro.

António Fonseca refere que a ASAE não articulou com a PSP e com a Câmara do Porto o fecho dos 13 estabelecimentos nocturnos. A PSP explicou que já tinha no terreno uma máquina montada devido aos últimos incidentes na noite do Porto.

Gabinete de apoio aos proprietários abre quarta-feira

Os proprietários dos bares do Porto vão poder contar com apoio técnico especializado todas as quartas-feiras das 15h00 às 19h00. Os interessados devem fazer a inscrição na sexta-feira anterior ao dia da reunião.

O objectivo do equipamento, que funcionará no Gabinete do Munícipe, é informar, acelerar e antever os processos de legalização dos estabelecimentos nocturnos.

António Fonseca está satisfeito com a disponibilidade da câmara na oferta do gabinete e dos técnicos responsáveis pelos processos pendentes. O gabinete vai funcionar até ao final do ano. A associação espera que até lá todas as situações fiquem legalizadas.