O 8ª Avenida abriu as portas ao público ontem, quinta-feira, em S. João da Madeira. O centro comercial tem como ambição servir toda a população sanjoanense (cerca de 300 mil habitantes), bem como a das áreas limítrofes, como Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Estarreja. Estima-se que as visitas cheguem aos 5,7 milhões no primeiro ano e que as vendas atinjam os 50 milhões de euros.

No primeiro dia, eram muitos os que passeavam nos corredores ou faziam compras nas lojas. “Poupar muitas idas ao Porto” foi a frase mais ouvida entre os entrevistados pelo JPN, que se queixaram, contudo, dos preços dos produtos.

“Esta era a obra que precisávamos”, afirmou a cliente Maria Fernanda Brandão. Da decoração do 8ª Avenida fazem parte imagens de marca da cidade: padrões de tecido, sapatos e chapéus.

“Ontem [anteontem] as pessoas apareceram para ver, conhecer o ‘shopping’, hoje [ontem] para investir. As vendas já superaram as nossas expectativas”, contou Débora, funcionária de uma perfumaria. A opinião é partilhada por vários comerciantes.

Ao todo, há 132 lojas e 19 espaços de restauração, que representam cerca de mil postos de trabalho.

O projecto Sonae Sierra

É o vigésimo centro comercial da cadeia Sonae Sierra. Resultado de um investimento de 48,6 milhões de euros, localiza-se numa das artérias principais da cidade de S. João da Madeira, a avenida Renato Araújo.

Outra novidade é o hipermercado Continente, que veio substituir o Modelo, e que agora se liga ao 8ª Avenida, através de um túnel que atravessa a Renato Araújo. O hipermercado possui uma área de vendas de 4.500 metros e conta com a colaboração de 240 pessoas.