Na jornada de todos os dérbis, Benfica e Sporting atrasaram-se ainda mais na corrida ao título ao empatarem a zero bolas na Luz. Num jogo marcado por muita chuva, foi o Sporting a dispor da primeira oportunidade com um remate de Miguel Veloso bem defendido por Quim.

O Benfica respondeu por Di Maria mas Stojkovic não sentiu grandes dificuldades para defender o remate do jovem argentino. A equipa da Luz pegou no jogo e dominou a primeira parte, sem, no entanto, criar grandes situações de perigo junto à baliza do guardião sérvio. O Sporting aproveitava a velocidade do seu ataque, sobretudo por parte de Yannick Djaló para fazer chegar o perigo à baliza encarnada.

Se a primeira parte ficou marcada pela forte chuva, a segunda ficou marcada pela polémica. Pedro Henriques, que até então ninguém tinha dado por ele, decidiu ser o protagonista dos segundos 45 minutos. O Benfica voltou a entrar melhor na partida e teve, aos 56 minutos, a melhor oportunidade do encontro: Rui Costa remata de longe, Stojkovic defende com dificuldade para a frente e Nuno Gomes, com a baliza escancarada, atirou ao lado.

Foi, no entanto, aos 70 minutos que o árbitro Pedro Henriques decidiu aparecer na partida. Após um lançamento lateral, o árbitro auxiliar assinala grande penalidade a favor dos “leões” por pretensa mão de Katsouranis, mas o árbitro lisboeta contrariou o seu auxiliar e assinalou bola ao solo. Já no final da partida, foi a vez do Benfica protestar a decisão de Pedro Henriques: Freddy Adu é travado em falta por João Moutinho mas o árbitro mandou seguir.

Porto vence dérbi da “invicta” e adianta-se na classificação

Quem aproveitou da melhor maneira o empate entre Benfica e Sporting foi o FC Porto. Os dragões não sentiram grandes dificuldades em bater o Boavista de Jaime Pacheco.

O primeiro golo aconteceu logo aos 15 minutos, por intermédio de Lisandro Lopez, que aproveitou da melhor maneira uma falha do guardião Carlos. O Boavista apenas apareceu no jogo aos 53 minutos, mas Edgar não foi capaz de bater Helton. Se ainda havia dúvidas no vencedor do jogo, essas dissiparam-se no minuto 75. Lisandro Lopez, após passe de Cech, “matou” o jogo e consolidou a posição de melhor marcador do campeonato.

Com esta vitória, os portistas aumentaram para sete e oito pontos, a vantagem sobre o Sporting e Benfica, respectivamente.

Guimarães vence Braga no dérbi minhoto e já é terceiro

No dérbi minhoto, o Vitória de Guimarães aproveitou o factor casa para vencer o Sporting de Braga. Cerca de 20 mil adeptos marcaram presença no D. Afonso Henriques e viram a sua equipa ascender ao terceiro lugar da Liga.

Nos restantes jogos, destaque para a vitória do Setúbal frente à U. Leiria por 2-0 e do empate do Marítimo com o Estrela da Amadora (1-1). O Paços de Ferreira e a Naval afundaram-se ainda mais na classificação ao perderem em Belém (1-0) e na Choupana (2-0), respectivamente.

Académica e Leixões empataram hoje 1-1 no jogo de encerramento da sexta jornada.