A exposição “Under Hitchcock”, patente na Galeria Solar em Vila do Conde, foi prolongada até 7 de Outubro, devido à grande afluência do público. O fio condutor é a obra de Alfred Hitchcock, através do universo artístico de novos criadores que se inspiraram na estética deste.

As curtas-metragens dos quatro artistas convidados para esta exposição inspiram-se na obra de Hitchcock. A ideia para o projecto nasceu no Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde. Matthias Müller (“Alpsce”); John Grimonprez (“Looking for Alfred”); Laurent Fiévet (“Portrait a l’emme”) e Sulla Tykkä (“Zoo”) são os cineastas convidados.

A exposição “Under Hitchcock” começou a 7 de Julho e tinha encerramento previsto para 23 de Setembro. Mas, devido à grande afluência de público (mais de 6 mil visitantes) e também à mudança do local da exposição de um dos artistas do Festival Circular, a exposição só fecha portas definitivamente a 7 de Outubro.

O comissário da exposição, José Nuno Rodrigues, diz que esta foi talvez a exposição que teve mais público de todas aquelas que foram até agora apresentadas na Solar, Galeria de Arte Cinemática.

“Gostei do que vi. São artistas de renome internacional e que já têm a sua filmografia e os seus trabalhos. Gosto de ver coisas diferentes”, afirmou ao JPN um dos visitantes, Miguel Estima.

Depois de Hitchcock, Mike Hoolboom

A partir de 20 de Outubro até 30 de Dezembro, a Galeria Solar dá a conhecer a vida e obra de outro realizador, o canadiano Mike Hoolboom. Vai apresentar o projecto “Imitations of life”, que anda em torno das relações entre o indivíduo e a sociedade.

Segundo o responsável e coordenador das exposições na Solar, José Nuno Rodrigues, Mike Hoolboom é um cineasta cuja obra “tem muita inspiração na história do cinema, trabalhada de uma forma extremamente poética e única, com algumas ligações também à literatura”.

Para além desta exposição, a galeria vai mostrar aos seus visitantes mais jovens o projecto “ANIMAR”, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano. A exposição é dedicada ao cinema de animação e às técnicas do cinema de animação.

Em Março e Abril de 2008, será a vez o cineasta português radicado em Inglaterra, José Penalva, a ocupar o espaço com uma obra pensada especificamente para a Galeria Solar.