A descoberta da magnetorresistência gigante valeu ao francês Albert Fert e ao alemão Peter Grünberg, o prémio Nobel da Física 2007, anunciou, terça-feira, o Comité Nobel.

Fert, 68 anos, professor na Université Paris-Sud, Orsay, França, e Grünberg, 67, do centro de investigação Forschungszentrum Julich, descobriram, em 1988, a “magnetorresistência gigante” (GMR), em trabalhos realizados separadamente.

É nesta tecnologia que se baseia a leitura do conteúdo dos discos rígidos e é graças a ela que estes dispositivos de armazenamento de dados informáticos se têm tornado cada vez mais pequenos.

A descoberta “revolucionou as técnicas que permitem ler a informação armazenada no disco rígido”, diz o Comité Nobel, em comunicado. A IBM comercializou pela primeira vez um produto com esta tecnologia em 1997.

Ontem, segunda-feira, o Comité Nobel anunciou a atribuição do prémio dedicado à Medicina aos cientistas norte-americanos Mario Capecchi e Oliver Smithies e o inglês Martin Evans. Os restantes prémios serão conhecidos durante esta semana.