Centenas de livros, capas, blocos de apontamentos e postais de aniversário estão à venda na feira do livro “Porto a Ler”, na Avenida dos Aliados, Porto, o único local disponível para a realização deste evento, segundo Francisco Madruga, membro da organização.

Numa área de 200 metros quadrados há livros para todos os gostos, e todos os preços. A partir de 1 euro e meio, encontram-se obras literárias de Miguel Torga ou Jonathan Smith. Há ainda para ver e ler ao mesmo preço contos infantis e também livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), entre outros.

A feira do livro faz parte do projecto “Porto a Ler”, promovido pela Câmara do Porto, em conjunto com o Ministério da Educação, e está inserida no PNL. Francisco Madruga, da Empresa de Comércio Livreiro (ECL), afirma que a finalidade do evento “é fazer chegar o livro ao leitor a preços mais baixos”.

Segundo a organização, a adesão do público está a superar as expectativas e as vendas têm sido razoáveis. O presidente da autarquia, Rui Rio, já lançou o convite à organização para que no próximo ano a feira se realize noutro espaço da Baixa portuense, algo que Francisco Madruga encara com entusiasmo.

Preços acessíveis

Um dos visitantes, Aurélio Perry, reformado, afirma que “os portugueses até têm interesse na leitura, o factor preço é que não ajuda”. Ivone Ribeiro, de 22 anos, lamenta que esta feira do livro “está mais virada para o público infantil” “Deixaram um pouco de lado a literatura portuguesa, mas os preços até são acessíveis”.

A feira está patente ao público até 21 de Outubro, todos os dias das 09h00 às 20h00.