O Porto vai candidatar a praia do Homem do Leme e outra ainda a designar a Bandeira Azul, anunciou esta quinta-feira o presidente da Águas do Porto, Poças Martins.

Das oito praias da cidade, seis cumpriram os requisitos de qualidade da água para candidatar-se a Bandeira Azul, mas Poças Martins diz que é “prudente” apostar na melhoria dos vários critérios exigidos pelo galardão em apenas duas praias. Os resultados permitem à Câmara do Porto acreditar que dentro de poucos anos todas as praias poderão ter Bandeira Azul.

O presidente da empresa municipal deixou uma garantia: “Em 2007, as praias do Porto foram boas ou excelentes”. O Ministério do Ambiente está a analisar os resultados, recolhidos entre 14 de Maio e 30 de Setembro.

Ribeira da Asprela menos poluída

Para o próximo ano, o objectivo é conseguir duas bandeiras azuis e ter todas as praias certificadas como zonas balneares, uma situação bastante diferente do ano passado, em que só Castelo do Queijo e de Gondarém o eram. Uma meta para a qual é fundamental “acabar todas as ligações ao saneamento básico” e despoluir as ribeiras da cidade, “as zonas mais feias do Porto” neste momento.

Nesse capítulo, Poças Martins reafirmou a filosofia da Águas do Porto – “despoluir, desentubar e reabilitar” as zonas envolventes – e apresentou já resultados positivos da intervenção na ribeira da Asprela. Em Julho era “quase esgoto puro”; hoje tem “dez vezes menos” poluição, que é, contudo, ainda visível.