Três em cada 10 habitantes do distrito do Porto vive com menos de 10 euros por dia. A conclusão está no “Livro Negro da Pobreza no Distrito do Porto”, um estudo elaborado pelo Bloco de Esquerda (BE) pré-apresentado esta terça-feira. O documento final será publicado no início do próximo ano.

O estudo analisa os elevados níveis de pobreza no distrito (25 a 30% da população, actualmente). Segundo o dirigente bloquista João Teixeira Lopes, a pobreza aumentou muito nos últimos três anos. Teixeira Lopes, que é também sociólogo, vai mais longe e afirma que “começa a emergir uma nova forma de pobreza: a pobreza envergonhada”.

“As famílias, apesar de terem salários acima do limiar da pobreza, sofrem cada vez com o desemprego, com as altas taxas de juro ou salários congelados”, explica. “Em consequência, o Banco Alimentar contra a Fome tem 100 instituições para alimentar, não consegue dar resposta e a Segurança Social não pode resolver”.

O Porto foi o distrito escolhido para o desenvolvimento deste estudo devido aos elevados indicadores de desemprego e baixos rendimentos.