A aprovação do lançamento do concurso público para a linha do metro que vai ligar o estádio do Dragão até Venda Nova, Rio Tinto, foi adiada.

O assessor de imprensa da Metro do Porto, Jorge Morgado, disse ao JPN que a reunião entre todos os membros da empresa, prevista para hoje, quarta-feira, “não se realizou devido a problemas internos”, que não especificou. Ainda não está definida uma nova data, mas estima-se que até ao final do mês o concurso seja aprovado.

No final de Setembro, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, confirmou a autorização para que avançasse o concurso público internacional para a linha de Rio Tinto. A governante adiantou que já tinham sido disponibilizadas as verbas necessárias do Programa de Investimento da Administração Central (PIDDAC) para a construção.

A Metro do Porto ficou, assim, em condições para a escolha do construtor para a primeira linha de Gondomar. O troço terá 6,3 quilómetros e deverá custar 85 milhões de euros.

Nova linha em 2009

Dentro de dois anos, no âmbito da expansão da rede do metropolitano, Gondomar vai receber mais uma linha, mas o traçado ainda não está decidido. As hipóteses são a linha da Venda Nova até ao centro do Gondomar ou fazer a ligação entre Campanhã e Gondomar via Valbom.