A competição do XXI Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto” (FITU) começa esta sexta-feira às 20h30, no Coliseu do Porto, e termina sábado.

Esta edição conta com a presença das tunas das faculdade de Economia e Engenharia da Universidade do Porto, da Universidade do Minho, da Unversidade de Aveiro, do Instituto Superior Técnico, da Tuna Académica de Lisboa e da Tuna Universitária da Universidade Católica de Colômbia, a única estrangeira.

A Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, a Tuna Veterana do Porto e a Tuna Universitária do Porto também vão estar presentes no Festival, mas não entram no concurso.

As tunas são escolhidas de “forma criteriosa”, explicou ao JPN o presidente da Comissão de Organização do XXI FITU “Cidade do Porto”, João Sousa. “Trazemos sempre as melhores tunas que estejam disponíveis. Este ano vamos ter um bom festival e uma saudável competição”.

O FITU, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP), é o festival de tunas mais antigo do país. Foi realizado pela primeira vez em 1987, no âmbito das comemorações do 75º aniversário do OUP. Actualmente, acontece com a finalidade de “proporcionar ao público bons momentos musicais, bons momentos humorísticos e promover intercâmbios linguísticos e culturais”, declarou João Sousa.

Os bilhetes, cujo preço varia entre os quatro e os 10 euros, estão à venda na sede do OUP, no Coliseu do Porto, lojas Fnac, Worten, Viagens Abreu, Bliss e Livraria Bulhosa (Oeiras Parque).