Trinta e sete anos depois, a M. Sousa Ribeiro, loja especializada em materiais artísticos, regressou à zona onde iniciou a actividade. Está agora na rua Sá da Bandeira, no Porto, num espaço comprado ao BPI.

Foi com cara renovada que a M. Sousa Ribeiro reabriu ao público há duas semanas.
José Ribeiro, co-gerente, justifica que esta mudança era urgente, pois estava-se a tornar muito difícil “manter os níveis de actividade” no antigo espaço na rua Sampaio Bruno. Assim, os dez irmãos detentores desta sociedade familiar aproveitaram a venda do prédio do Fundo de Pensões do banco, que também financiou o negócio.

O novo espaço mantém a fachada do antigo Café Excelsior, um expoente cultural no século XIX na cidade do Porto. Com duas salas separadas por degraus, a nova M. Sousa Ribeiro combina a “art deco” com a modernidade. Os espelhos dão uma sensação de profundidade e os sofás e a máquina de café transmitem conforto.

José Ribeiro salienta que a espaço amplo foi preparado a pensar no público.

Um espaço para os clientes

A M. Sousa Ribeiro foi a primeira loja especializada em materiais de belas-artes no Porto. Apesar de ser muito conhecida pelo público artístico, a mudança para um espaço à face da rua tem-se revelado vantajosa para os proprietários.

Os principais clientes continuam a ser os “artistas, o público estudantil e aqueles que têm a pintura como ‘hobbie'”. No entanto, são muitos os curiosos que também entram na loja. Todos elogiam este novo espaço e a sua organização.

Os projectos que José Ribeiro tem para a nova estrutura da loja são vários, mas não quer “adiantar muito”. O primeiro andar vai destinar-se a actividades de formação, cursos e exposições. O gerente adianta que gostava que este espaço fosse “reservado a novos artistas, sobretudo finalistas de Belas-Artes, a formarem nome e carreira”. Nos andares superiores poderão funcionar ateliês e habitações.

Uma loja familiar

A M. Sousa Ribeiro é uma sociedade familiar, composta por dez irmãos, mas apenas três estão na direcção. Nasceu em 1956, exactamente na Rua Sá de Bandeira, pela mão de Manuel Sousa Ribeiro, pai dos actuais sócios. Na altura, era uma papelaria e chamava-se, apenas, Sousa Ribeiro. Mais tarde, o dono decidiu especializar-se num ramo do negócio para escapar às dificuldades económicas. Surge, assim, a M. Sousa Ribeiro, especializada em artigos artísticos, na Rua Sampaio Bruno, onde se manteve até há duas semanas.