Pelo quarto ano consecutivo, a RunPorto, em parceria com o Clube de Veteranos do Porto, organiza um dos eventos desportivos mais importantes da cidade, que inclui a Maratona, a Meia-Maratona e a Mini-Maratona do Porto. Atletas profissionais ou amadores, portugueses ou estrangeiros, pequenos ou graúdos, todos têm lugar nas corridas.

A prova-maior, de extensão oficial de 42.195 metros, inicia-se na Rua Júlio Dinis às 9h30m e terá uma duração máxima de seis horas. Vão ser atribuídos prémios aos escalões seniores e veteranos, masculinos e femininos, desde os 100 aos 25.000 euros. Os participantes desta prova não podem ter menos de 20 anos.

A Meia-Maratona, de 21.097 metros, começa às 10h40m, na Alameda Basílio Teles e é dirigida a todas as idades. Serão atribuídos prémios nos mesmos escalões entre os 75 e 250 euros. A Mini-Maratona estende-se ao longo de 6.000 metros e parte conjuntamente com a maratona. Tem como objectivo um convívio saudável entre os apologistas do desporto, qualquer que seja a idade.

Os cidadãos com deficiência física também podem participar nas corridas, seguindo-se pelas regras comuns a todos os participantes. Todas as corridas têm a meta no Parque da Cidade.

Prova em crescimento

Segundo Jorge Teixeira, responsável pela organização e director-geral da RunPorto, “a adesão do público tem vindo a crescer ao longo dos anos e a participação de figuras públicas continua a ser bastante positiva”.

Este ano as inscrições chegaram às 7.500, com naturalidades de 15 diferentes países. Os quenianos vão estar em peso e são os favoritos, destacando-se o nome de Peter Kemboi ao prémio da prova-maior.

No entanto, os quenianos contarão com a luta dos portugueses, como Baltazar Sousa e António Salvador. Quanto ao lado feminino, a polaca Karolina Jarzynska, Nebiath Habtemaniam e a queniana Pauline Chepkorir são os nomes internacionais que se associam à vitória; Fátima Silva (Heptacampeã Nacional da Maratona) e Marisa Barros correrão também para o título. Destaque também para Fernanda Ribeiro, que vai correr na Meia-Maratona.

Estas provas contam com o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara do Porto, a Federação Portuguesa de Atletismo e a PSP. Jorge Teixeira garante que a “organização vai acompanhar os participantes ao longo das provas, fornecendo abastecimento a cada 5 quilómetros e não será dispensada ajuda médica”.