“As pessoas vêm para ver Dalí”. É assim que Pedro Couto, responsável da empresa municipal Porto Lazer pela exposição dedicada ao espanhol Salvador Dalí, descreve a grande adesão do público português à mostra, “inédita em Portugal”. 85 mil pessoas já visitaram a exposição, patente até 4 de Novembro, no Palácio do Freixo, no Porto.

Segundo Pedro Couto, “pretende-se mostrar a faceta do escultor e não a do mítico pintor surrealista”. “Perseu”, “Dom Quixote Sentado” e o “Elefante Cósmico” são algumas das esculturas expostas.

Confrontado com a desilusão de alguns visitantes, que não encontraram as grandes obras de Dalí, Pedro Couto afirma que a organização anuncia aquilo que tem para mostar e acrescenta que as pessoas vêm “para ver Dali” e também para conhecer o Palácio do Freixo.

Para além da escultura, a exposição dá destaque aos trabalhos gráficos, com destaque para a “A Bíblia Sagrada”, composta por 150 litografias, “Fausto” (12 litografias), “Gargantua e Pantagruel” (25 litografias), “Tricórnio” (20 xilografias), entre outras obras do artista catalão.

Com o início do ano escolar, o número de visitantes aumentou de mais de 70 mil para 85 mil. A exposição resultou de um acordo com a Fondazione Metropolitan de Milão que disponibilizou algumas das obras da Colecção Clot.