Uma semana depois de ter sido adiada a reunião do Conselho de Administração da Metro do Porto, os membros da Junta Metropolitana do Porto (JMP) aprovaram esta quarta-feira o lançamento do concurso público para a construção da primeira linha de Gondomar, que vai ligar o Estádio do Dragão a Venda Nova (Rio Tinto).

O valor da obra ascende aos 95 milhões de euros e terá uma extensão de 6,5 quilómetros, distribuídos por 10 estações e um quilómetro em túnel. O início da construção está agendado para Janeiro ou Fevereiro de 2007 e o empreendimento tem um prazo de referência para execução de 620 dias (20 meses).

No final de Setembro, o Governo ordenou, pela voz da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, que se avançasse com o concurso público internacional para a linha de Rio Tinto. Também nessa altura já tinham sido disponibilizadas as verbas do PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central).

O anúncio do lançamento do concurso será agora publicado em “Diário da República” e no “Jornal Oficial das Comunidades”, momento a partir do qual decorre o prazo de 88 dias para apresentação de propostas.