A história do Dragão foi a mesma do costume: o FC Porto venceu, esta segunda-feira, o Leixões por 3-0, e segurou a confortável vantagem de oito pontos sobre o segundo classificado, o Benfica.

Lisandro, aos 5 minutos, e Tarik, aos 7, resolveram logo a questão quanto ao vencedor da partida que encerrou a 8ª jornada da Liga Bwin. A doze minutos do apito final, o mesmo Lisandro fechava o resultado em 3-0.

O próximo adversário dos “azuis e brancos” é o Belenenses, que, na visita ao Dragão na sexta-feira, vai tentar aquilo que ainda ninguém conseguiu: roubar pontos aos campeões nacionais.

Adu: o prodígio também vale pontos

Na Luz, suspense até ao fim. Depois dos golos à última da hora frente ao Setúbal (1-1), para a Taça da Liga, e perante o Celtic (1-0), a contar para a Liga dos Campeões, o Benfica voltou a marcar ao caír do pano, na vitória por 2-1 sobre o Marítimo.

Numa excelente primeira parte, muito graças à exibição dos insulares, destaque para a expulsão de Quim, depois de derrubar um jogador madeirense dentro da área. Com o resultado em 1-1 (golos de Kanu aos 8 minutos e Cardozo aos 17), Makukula não conseguiu bater Butt e o empate manteve-se até ao descanso.

Apesar de estar a jogar com menos uma unidade, o Benfica entrou bem na segunda metade do encontro. Mas os adeptos encarnados teriam de esperar até ao minuto 87 para festejarem o golo que daria os três pontos à turma da Luz. Com apenas 6 minutos em campo, Freddy Adu aproveitou da melhor maneira a belíssima jogada de Léo e fez o 2-1 final.

Sporting atrasa-se ainda mais

No sábado, o Sporting deu mais um passo em falso na corrida pelo título nacional. Os “leões” não foram além de um empate a zero na Choupana, perante um Nacional da Madeira que, na segunda parte, teve as melhores oportunidades.

Com este empate, a equipa de Alvalade vê o Benfica ultrapassá-la, para além de já estar a nove pontos do líder FC Porto.

À chegada a Lisboa, alguns adeptos sportinguistas manifestaram o seu desagrado com os últimos resultados da equipa, num claro sinal de que a popularidade de Paulo Bento já viveu dias melhores.

Guimarães continua em alta, Leiria, Paços e Boavista não saem do fundo

Na abertura da jornada, sexta-feira, o Vitória de Guimarães confirmou o excelente momento de forma e venceu o Leiria por 2-1. Os homens de Manuel Cajuda somam 15 pontos, tantos quantos o Sporting, com quem dividem o 3º lugar. Por sua vez, a União de Leiria continua em crise profunda, reflectida no 16º lugar em que se encontra.

Quem também parece não conseguir sair do poço são o Boavista e o Paços de Ferreira. Os da Capital do Móvel perderam no Bonfim por 3-1, enquanto os “axadrezados” empataram na Amadora (0-0).

Nos outros jogos, empate no Restelo (0-0) entre Belenenses e Académica. Também empatado, mas a uma bola, terminou o Naval-Braga.