A justiça espanhola condenou esta quarta-feira à pena máxima três dos 28 arguidos acusados de participação nos atentados de 11 de Março de 2004, que fizeram 191 mortos e 1841 feridos. Neste julgamento foram absolvidas sete pessoas, entre as quais Rabei Osman, mais conhecido com “Mohamed o Egípcio”.

“O Egípcio” era acusado de ser o autor intelectual dos atentados, por causa de uma escuta telefónica feita pela polícia italiana, em que supostamente este dizia ser o autor do “projecto de Madrid”. Numa nova perícia às escutas provou-se que a voz da pessoa que falava não correspondia ao do “Egípcio”. Foi, por isso, absolvido por falta de provas.

Rabei Osman, “o Egípcio”, era acusado de estimular um movimento de jihad em Madrid e corria o risco de ser condenado a uma pena de 36.962 anos de prisão pelo homicídio de 191 pessoas e pela tentativa de homicídio de 1.841 pessoas.

No total, foram condenadas 21 pessoas dos 28 arguidos deste caso. Entre os 21 condenados encontram-se três dos principais autores dos atentados: Zamal Zougam, Otman el Gnaoui e Emílio Suárez Trashorras.

Os marroquinos, Zamal Zougam e Otman el Gnaoui, foram condenados a 30 anos de prisão por cada uma das 191 pessoas mortas e a 20 por cada uma das 1841 pessoas feridas, e ainda a 12 anos de prisão por associação criminosa.

O espanhol Emílio Suárez Trashorras foi condenado a 25 anos de prisão por cada um dos 191 homicídios, por cooperação com os membros da rede terrorista. A pena deste foi atenuada devido a “anomalia psíquica”.

Familiares das vítimas vão recorrer da decisão

A Associação de Vítimas do 11 de Março anunciou que vai recorrer das sentenças aplicadas pela justiça espanhola aos 28 acusados pelos atentados de Madrid em 2004, considerando-as demasiado pequenas.

As famílias estão sobretudo revoltadas com o facto de “o Egípcio” ter sido absolvido por falta de provas, bem como pela aplicação de penas inferiores a 20 anos a Yussef Belhadj e Hassan al-Haski.

As indemnizações atribuídas às vítimas dos atentados oscilam entre os 30 mil euros e os 1,5 milhões de euros.