“Corrupção”, um dos filmes portugueses mais polémicos de sempre, chega às salas de cinema esta quinta-feira. O filme esteve envolvido em todo o tipo de polémicas, que envolveram vários sectores da sociedade portuguesa.

Foi com “Eu, Carolina”, de autoria de Carolina Salgado (ex-mulher de Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto) que tudo começou. A história do livro deu origem ao argumento do filme. Foi o livro mais vendido de 2006 (apesar de só ter saído em Dezembro): já foram vendidos mais de 100 mil exemplares e produzidas 14 edições. “Eu, Carolina” não é uma mera autobiografia, mas também uma denúncia de supostas situações de corrupção no mundo futebolístico, sendo o protagonista Pinto da Costa.

Apesar das semelhanças evidentes com o livro, no filme as personagens são ficcionadas – a protagonista chama-se Sofia e não Carolina –, corroborando assim o argumento de que o filme não será uma adaptação literal do livro.

“Filme de produtor”

As gravações iniciaram-se em Julho deste ano, passando por Lisboa e Porto. Os protagonistas são o veterano Nicolau Breyner e a promessa nacional Margarida Vila-Nova. De salientar ainda as participações de António Pedro Cerdeira, Virgílio Castelo, Alexandra Lencastre e Ruy de Carvalho. A produtora é a Utopia Filmes.

O orçamento ronda o valor de um milhão de euros e o filme vai chegar a 55 salas portuguesas, em vez das 25 inicialmente previstas. A antestreia foi esta quarta-feira, no Freeport de Alcochete, sem ter sido previamente mostrado aos jornalistas e à crítica – o que acontece pela segunda vez na história do cinema português.

“Corrupção” é considerado um “filme de produtor”, termo adoptado após as discordâncias entre Alexandre Valente (produtor) e João Botelho (realizador). Botelho retirou o seu nome da ficha técnica por não concordar com as alterações finais de Valente – que teria cortado entre 12 a 17 minutos de filme. Na conferência de imprensa de apresentação do filme, a protagonista Margarida Vila-Nova não foi sequer convidada, outro episódio polémico relacionado com o filme.