Apesar das dificuldades, num jogo que se previa fácil, Portugal conseguiu conquistar os dois pontos na praia de Copacabana.

Debaixo de 38 graus, os jogadores portugueses tiveram trabalho para conseguirem conquistar os primeiros dois pontos no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, que começou esta sexta-feira. Apesar de Portugal ter estreado o marcador por Alan aos dois minutos, o Irão andou sempre a par, conseguindo o empate.

No final do segundo tempo, a selecção portuguesa estava em vantagem por um golo, apesar de não a transparecer em campo. Com melhores oportunidades, o Irão mostrava que tinha vindo ao Rio de Janeiro para ganhar. Nem mesmo Madjer, considerado o melhor jogador do mundo em 2006, ajudou a selecção portuguesa a travar a vontade iraniana.

O empate por 3-3 manteve-se no prolongamento, obrigando à cobrança por grandes penalidades, num sistema de morte súbita. O guarda-redes iraniano, que durante o jogo foi desafiando a paciência dos lusitanos, acabou por falhar o penalty. Belchior não deixou barato o falhanço e deu a vitória à selecção portuguesa.

”Chegar à final”

No fim do jogo, Alan, o marcador de três golos portugueses, referiu que agora já não existem profissionais no futebol de praia e que este já não é um jogo fácil. “Não adianta jogar bonito e perder. Portugal correspondeu às expectativas. O que interessa é ganhar e chegar à final”, disse aos jornalistas.

A selecção enfrenta no próximo domingo a Espanha, quarto classificado do campeonato europeu, pelas 9h30 (11h30 em Portugal), no areal de Copacabana.