O júri do Festival Digital Media Prémio MAPA escolheu quatro dos 13 trabalhos que estiveram expostos de quinta-feira até domingo na reitoria da Universidade do Porto (UP). “Sopra-me”, de de Bruno Amaral e Rita Oliveira de Figueiredo, ambos da Universidade Católica, ganhou o primeiro lugar, um prémio de 5 mil euros.

Todos os trabalhos expostos aliavam a arte às novas tecnologias, um objectivo pedido pelo Prémio MAPA. A instalação vencedora funciona através de um mecanismo simples. De acordo com Bruno Amaral, o visitante sopra uma ventoinha que activa outro sistema de ventiladores que, por sua vez, faz levantar a saia de Marilyn Monroe.

Rita Oliveira de Figueiredo, que encarnou o ícone de beleza do século XX, diz que a instalação quer recuperar a sensualidade dos anos 50, em que o corpo não estava tão exposto como nos dias de hoje.

Outros três trabalhos receberam menções horosas: “Nós aqui em baixo”, instalação da estudante da UP Sandra Catarina, a instalação “Soundscapes from underwater”, de Filipe José Ferreira, do Instituto Politécnico de Leiria (os movimentos de um peixe mudam os sons na sala), e “(Sob)re a Cama”, de Miguel Teixeira, Ana Lopes, Hélder Santos, Luís Pereira e Ana Cardoso, da UP.