Foi na abertura da jornada, na sexta-feira, que o campeão nacional FC Porto viu ser-lhe quebrada a série de oito vitórias consecutivas a contar para Liga Bwin. A equipa a cometer tal proeza foi o Belenenses, que, em pleno Estádio do Dragão, empatou a uma bola e indirectamente relançou a luta pelo título nacional.

Os homens do Restelo até se podem queixar de um erro do árbitro auxiliar quando este, no lance do golo portista, deixou Postiga inaugurar o marcador, apesar do ponta-de-lança portista estar em claro fora-de-jogo.

Mas o Belenenses soube reagir bem a este golpe, e no início da segunda parte chegaria mesmo ao empate, depois de um belíssimo trabalho de Zé Pedro. Um golo merecido, fruto do excelente trabalho táctico da equipa de Jorge Jesus.

Nos últimos vinte minutos, o Porto tomou de assalto a baliza dos azuis do Restelo, mas este jogo seria mesmo o primeiro do qual a equipa de Jesualdo Ferreira não saíria vencedor.

Benfica repete golo “à última da hora”

Começa a ser tradição. O Benfica venceu em Paços de Ferreira por 2-1, com o último golo dos encarnados a surgir novamente perto do final da partida. Katsouranis, aos 86 minutos, aproveitou uma defesa para a frente do guarda-redes Peçanha e, livre de marcação, encostou para o fundo das redes.

Antes disto, o Benfica tinha chegado à vantagem, ainda na primeira parte, quando Rui Costa cruzou milimetricamente para a cabeça de Cristian Rodriguez. Mas a vantagem encarnada dorou apenas oito minutos. Tiago Valente, depois de uma desatenção na defesa benfiquista, rematou para o 1-1, resultado com que se chegaria ao intervalo.

O filme da segunda parte já tem um fim conhecido. Com oportunidades de golo para cada lado, seria o Benfica, novamente, a marcar ao cair do pano e a garantir três preciosos pontos na reaproximação ao líder FC Porto.

Sporting: Resultado engana

Apesar de uns claros 4-1, a verdade é que a vitória leonina foi conseguida com muito suor e sacrificio frente a uma Naval que só cedeu depois da expulsão de Taborda. Foi com um empate a um golo que o intervalo chegou em Alvalade. João Moutinho tinha marcado para o Sporting, logo aos 10 minutos, mas Diego empatou aos 28.

Já na segunda parte, e antes do 2-1 para o Sporting, a Naval esteve perto de marcar, mas o poste negou o golo à equipa de Ulisses Morais. O tento que deu vantagem aos leões, da autoria de Liedson, é, no mínimo, um hino ao futebol.

Seguiu-se a expulsão de Taborda, o falhanço (mais um) de Moutinho a partir da marca de 11 metros e mais dois golos para o Sporting. No final, 4-1 para os pupilos de Paulo Bento e a redução da distância de 9 para 7 pontos face ao FC Porto.

Festival de golos na tarde de domingo

Esta jornada foi a mais produtiva a nível de golos (e ainda falta o Marítimo-Guimarães, esta segunda-feira, à noite, nos Barreiros). No total, são já 29 os golos marcados, com a grande fatia deles a serem apontados nos jogos de domingo à tarde. No Bessa, Boavista e Setúbal empataram 3-3, o mesmo resultado do Académica-Estrela da Amadora. Em Leira, a União continua em crise depois da derrota por 3-1 frente ao Nacional da Madeira.