O número de mortos na colisão entre um autocarro e um ligeiro, ao princípio da noite de ontem, segunda-feira, elevou-se hoje para 15, com a morte de dois feridos graves internados no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa. Segundo a Rádio Renascença, 22 pessoas estão hospitalizadas com ferimentos, alguns deles em estado considerado grave.

O autocarro, emprestado pela Câmara de Castelo Branco, transportava 37 idosos que frequentavam a Universidade Sénior albicastrense. Voltavam de uma viagem de recreio a Nazaré e Fátima, quando a cerca de 40 quilómetros do destino, nas imediações do nó de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, na A23, as duas viaturas embateram. Ambos os veículos caíram de uma ravina de 50 metros.

“Grande tragédia para o país”

“O que aconteceu ontem a noite na A23 foi uma grande tragédia para o país. Uma tragédia difícil de explicar pelo que me disse o presidente da Câmara de Castelo Branco”, disse o Presidente da República, Cavaco Silva, citado pela TSF. “Os socorros, segundo fui informado durante a noite, funcionaram bem”, acrescentou.

“Acima de tudo quero dirigir uma palavra de conforto e de profundo pesar aos familiares daqueles que ontem perderam as suas vidas”, afirmou Cavaco Silva, certo que a “polícia vai apurar as razões daquele desastre”.

O ministro da Administração Interna considerou “prematuro” avançar com explicações para o acidente. “A GNR está a registar todos os dados e vai estudá-los criteriosamente”, disse. O exame preliminar do que aconteceu será feito dentro de poucos dias, revelou.