Em Julho tudo parecia encaminhado para que em Setembro o Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP) aceitasse a proposta da reitoria da Universidade do Porto (UP) para pôr fim ao conflito entre as partes quanto à utilização do Estádio Universitário, que já dura há cerca de quatro anos. Mas UP e CDUP ainda não chegaram a acordo e a indefinição levou a universidade a pedir ao seu gabinete jurídico uma análise da situação.

O pró-reitor e responsável pela política desportiva da UP, Manuel Janeira, afirmou ao JPN que a reitoria foi surpreendida em Setembro com “meia dúzia de alterações meio estapafúrdias” por parte do CDUP. O JPN não conseguir entrar em contacto com o vice-presidente do CDUP, João Tiago Silva – o clube está actualmente sem presidente, cuja nomeação cabe ao reitor da UP.

“O assunto com o CDUP está demorado. Não vejo resolução próxima”, reconhece Janeira, que diz que a UP não pode “andar permanentemente” num ping pong de propostas e contrapropostas. “Neste momento o gabinete jurídico da universidade está a analisar a situação”, revela. No entanto, frisa, não está fechada a porta à negociação.

Em 2003, a reitoria renunciou ao contrato de comodato com o CDUP, alegando que o clube não favorecia o usufruto do Estádio Universitário por parte dos alunos. Em Julho, a reitoria e o CDUP pareciam estar próximas de um acordo, que passava, por um lado, por uma maior participação dos alunos em actividades desportivas no estádio, e, por outro, uma maior autonomia para o clube.

Mundial muda de local

A indefinição em torno do futuro do Estádio Universitário (actualmente muito degradado) levou a reitoria a transferir os jogos do Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens (masculinos) de 2010 para os campos da Faculdade de Desporto e para outros espaços desportivos da cidade, como os relvados do Parque da Cidade. “Não sabemos se tomaremos posse do Estádio Universitário em tempo útil”, justifica.