O Guimarães Jazz é um dos mais importantes acontecimentos jazzísticos em Portugal. Novos talentos como Ravi Coltrane e Orrin Evans mas também músicos com grande tradição como Pharoah Sanders, Ahmad Jamal, Jan Garbarek e John Scofield fazem parte da programação de 2007.

A 16º edição vai ter lugar entre esta quinta-feira e 17 de Novembro, no Centro Cultural Vila-Flor. O Guimarães Jazz acontece desde 1992.

Ravi Coltrane e John Scofield

O festival abre com Pharoah Sanders, saxofonista que se destacou no mundo do jazz depois ter entrado para o grupo de John Coltrane.

Nem de propósito, o quarteto de Ravi Coltrane, filho de duas grandes figuras do jazz, o saxofonista John Coltrane e a pianista Alice Coltrane, actua no dia a seguir. Ravi é um músico que sobressai no seio dos novos talentos musicais do jazz contemporâneo.

O dia 15 fica marcado pela participação de John Scofield, um dos melhores guitarristas da actualidade, que ganhou visibilidade aquando da sua passagem pelo grupo de Miles Davis, nos anos 80.

Scofield toca com os seus “velhos” parceiros, o baterista Bill Stewart e o baixista Steve Swallow e mais três músicos convidados: Phil Grenadier (trompete e fliscorne), Eddie Salkin (saxofone tenor, flauta) e Frank Vacin (saxofone barítono e clarinete baixo).

No penúltimo dia do festival, actua Ahmad Jamal, uma “lenda viva”, considerado por Miles Davis, há mais de 50 anos, o seu pianista favorito. Segundo o crítico John Shand, a música de Jamal “é um constante teatro de surpresas”.

A edição do Guimarães Jazz deste ano fecha com o concerto da Charles Tolliver Big Band que vem pela primeira vez a Portugal. É uma banda composta por 15 solistas de grande nível e liderada por Charles Tolliver – conceituado trompetista, compositor e arranjador da cena jazzística internacional.

Jam sessions e Oficinas de Jazz

O Guimarães Jazz de 2007 vai investir numa maior interactividade entre o público e os artistas.

As jam sessions têm assumido um papel relevante na divulgação do lado mais espontâneo do jazz e da improvisação neste festival. Há também as Oficinas de Jazz que funcionam como um espaço de aprendizagem e troca de experiências entre jovens músicos e músicos consagrados.