O consumo mundial de energia vai aumentar no mundo, diz a Agência Internacional de Energia (AIE). A China e a Índia, as duas economias emergentes, serão os grandes responsáveis deste aumento devido ao rápido crescimento das suas economias. Os “dois gigantes asiáticos” vão consumir mais 45%, quase metade da energia mundial, até 2030.

O relatório World Energy Outlook 2007 realça ainda que o consumo de carvão deverá subir cerca de 73% entre 2005 e 2030. A produção de o petróleo poderá chegar aos 116 milhões de barris por dia. Como consequência, as emissões de dióxido de carbono poderão sofrer um aumento de 57%.

Estas tendências vão “ameaçar a segurança de energia e acelarar as alterações climáticas” alertou o director executivo da AIE, Nobuo Tanaka, na apresentação do relatório.

O World Energy Outlook 2007 chama atenção para a necessidade de os países adoptarem políticas ambientais no sentido de reduzir a independência face ao petróleo e ao carvão e reduzir também a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

As conclusões do relatório da AIE aparecem numa altura em que as discussões sobre as alterações climáticas estão na ordem do dia e ganham cada vez mais relevância.