Uma companhia aérea de baixo custo (low cost em inglês) é uma companhia aérea que oferece baixas tarifas ao eliminar o máximo de custos possíveis dos serviços tradicionalmente oferecidos aos passageiros. Isto e…

Uma companhia aérea de baixo custo (low cost em inglês) é uma companhia aérea que oferece baixas tarifas ao eliminar o máximo de custos possíveis dos serviços tradicionalmente oferecidos aos passageiros. Isto exclui o serviço de bordo gratuito (alimentação, auriculares e outros são pagos por acréscimo). O conceito surgiu nos EUA e popularizou-se pela Europa na década de 90.

Os aviões não incluem diferenciação de classes a bordo (não existem as classes económica, nem primeira classe) e circulam, geralmente, nos aeroportos mais baratos e menos congestionados. O horário destes voos também apresenta particularidades: ou muito cedo pela manhã ou noite avançada, o que reduz mais custos e evita atrasos.

Os bilhetes são essencialmente vendidos por via directa ao cliente, geralmente por Internet, e são electrónicos – dispensam emissão de bilhete, apenas um número de reserva que se imprime. Assim, poupam-se custos com intermediários, agências de viagens e afins. Os funcionários são polivalentes, exercem diversos serviços para a companhia.