Portugal perdeu, frente ao Brasil, a qualificação para as semi-finais do Mundial de Futebol de Praia, nesta sexta-feira.

No primeiro minuto de jogo, a selecção portuguesa cometeu alguns erros defensivos que geraram um bate boca entre Hernâni e Marinho. Foi Alan quem acalmou as coisas e depois do primeiro golo da selecção, num remate de Madjer fortíssimo, a relação pareceu ficar amenizada. Alan e Hernâni também marcaram.

O Brasil conseguiu manter sempre a igualdade (3-3) através de Sidney e André. Foi Buru quem, a seis segundos do final do primeiro período, deu pela primeira vez a vantagem à selecção canarinha, fazendo o 4-3.

O segundo tempo começaria com dois golos em apenas sete segundos. O primeiro de Daniel, no pontapé de saída, e o segundo de Madjer, na mesma situação, reduzindo a vantagem para 5-4. Ainda neste tempo, aos três minutos e meio, Bruno, de cabeça, aumentou a vantagem brasileira para 6-4.

Madjer inspirado

A selecção portuguesa não entrou de cabeça baixa no terceiro tempo, que foi muito disputado. André aumentaria a vantagem brasileira para 7-4, com um golo de balão sobre o guarda-redes português, Bruno. De seguida, Madjer não deixou por menos: num minuto, reduziu para 7-6, com dois remates fortes, um deles de bicicleta.

O Brasil conseguiu aumentar a vantagem a sete minutos do fim (8-6). Madjer, o craque português, parecia inspirado e marcou o seu quinto golo no jogo (8-7).

Foi Buru quem acabou com a esperança portuguesa de ainda poder conseguir a igualdade. A menos de um minuto e meio do final da partida, fez o 9-7, e depois, num claro erro do guarda-redes português, Rodrigues, fez aquele que seria o resultado final, 10-7.

Derrota encarada de “cabeça erguida”

Apesar desta não ter sido a prestação que muitos esperavam do campeão europeu, jogadores e técnico reiteraram que Portugal sai dignificado desta competição.

“Portugal teve uma boa prestação nos apuramentos e por isso mesmo é que chegou aos quartos-de-final. Ficou demonstrado que esta é uma grande equipa”, disse José Mateus, seleccionador português.

“Este era um jogo de ‘mata mata’, sem nada a perder e tudo a ganhar. Hoje demos uma prova real do que podemos fazer na areia, mas sem dúvida que as outras equipas estão de parabéns”, declarou Hernâni, capitão da selecção portuguesa.

“O maior erro da equipa foi a falta de concentração. Hoje pagámos caro frente ao Brasil. A selecção nunca subestimou nenhuma equipa. O facto é que as mais pequenas estão a crescer e nós temos que trabalhar mais para conseguirmos ganhar. Dignificamos a camisola portuguesa e saímos daqui de cabeça erguida, como sempre fazemos”, realçou Madjer.

A selecção diz assim adeus à competição e volta ainda hoje para Portugal. O campeonato tem amanhã uma pausa para descanso, regressando no sábado com as semi-finais onde o México enfrenta o Uruguai às 9h30m (11h30m em Portugal) e o Brasil enfrenta a França às 11h (13h portuguesas).