As universidades dos Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido continuam a dominar o ranking do “Times Higher Education Supplement”, que enumera as 200 melhores instituições universitárias de todo o mundo. A Universidade de Harvard, nos EUA, mantém a primeira posição. Portugal não tem qualquer instituição na lista.

A tabela [PDF], publicada na semana passada e elaborada em parceria com a Quacquarelli Symonds, confirma a tradição de domínio dos Estados Unidos e do Reino Unido. Só no 12.º posto, com a universidade de McGill, do Canadá, e no 16.º lugar, com a Universidade Nacional Australiana, encontramos as duas primeiras universidade de outros pontos do globo.

Cambridge, Oxford (ambas do Reino Unido) e Yale ocupam ex aequo o segundo lugar. No tope 10, a maior queda é registada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), que lidera, no entanto, a lista das universidades focadas na engenharia e tecnologia.

No que diz respeito às outras escolas norte-americanas com parcerias com o Governo português, Carnegie Mellon sobe do 35.º lugar para o 20.º, ao passo que a Universidade do Texas em Austin cai 19 posições para o 53.º posto.

Mais Ásia, menos Europa

No tope das 100 melhores universidades, há 13 asiáticas (mais uma que em 2006) e várias instituições japonesas e chinesas figuram nas primeiras 50.

Já a Europa perde seis universidades nas 100 melhores – tem agora 35 escolas, oriundas de países como Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Alemanha. A América do Norte, por seu turno, vê a sua presença reforçada – 43 universidades, mais seis que no ano passado.

Pela primeira vez, uma universidade africana – a da Cidade do Cabo – entrou na tabela.

O “The Times Higher Education Supplement” é a única publicação especializada que compila anualmente as 200 melhores universidades do mundo.