No âmbito dos 225 anos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em 2005, o corpo docente decidiu criar uma colecção de livros com artistas formados na instituição, cujas raízes remontam a 1780. “Paisagens” é o título do primeiro volume da colecção “Escola do Porto”, resultante da parceria entre a FBAUP e as Edições Afrontamento, lançado esta terça-feira.

A coordenadora da colecção, Lúcia Almeida Matos, disse ao JPN que o objectivo é “divulgar aquilo que tem sido feito a nível do ensino artístico em Belas Artes e mostrar como esse ensino tem vindo a ser alterado ao longo dos séculos de existência da instituição”.

A ideia de criar uma colecção com trabalhos desenvolvidos por ex-alunos e professores da FBAUP não é de agora. “O projecto já começou a ser desenvolvido há vários anos na faculdade, quer nos corpos docente e investigador, quer no museu”, afirmou a coordenadora. Problemas a nível do grafismo e das editoras foram os principais responsáveis pelo atraso.

Lúcia Matos adiantou que vão ser publicados, pelo menos, dois volumes anuais a juntar à “Escola do Porto”. A nível de conteúdo, a responsável garante que “não vai haver homogeneidade”. Vão ser apresentados “estudos de carácter mais histórico e crítico, monografias e estudos transversais”.

Estudo transversal

Da autoria de Laura Castro, “Paisagens” é um estudo transversal que atravessa o tempo. Segundo a autora, é um “tema bastante inesgotável que permite cruzar várias áreas de estudo e de trabalho”.

Laura Castro descreve o livro como “uma representação interessante, mas não exaustiva”. Cada uma das figuras apresentadas representa um modelo de paisagem interessante, mas nada de “muito exacerbado, para não saturar o leitor”.