Inspirou-se na Expo ’98 e é uma espécie de “passaporte cultural”. Já tinha sido prometido pelo presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, e entra em funcionamento na próxima segunda-feira. Os portadores deste documento vão poder frequentar os eventos culturais do concelho de forma gratuita ou com um desconto mínimo de 20%

À semelhança da Expo ’98, o passaporte recebe um carimbo por cada espectáculo ou exposição, realizado nos 10 equipamentos escolhidos. Como medida promocional, com o terceiro carimbo é oferecido um CD (uma colectânea com músicas de doze bandas que tiveram presença no festival Rock às Sextas). Por cada 12 carimbos o portador tem direito a um prémio (livro, disco, entre outros).

O vereador da Cultura, Mário Dorminsky, salienta ao JPN que este documento pode ser adquirido gratuitamente na Casa Barbot, em Gaia, e que está aberto a todos os interessados e não apenas aos habitantes do município.

Dorminsky espera que o projecto “seja uma forma de tornar claro que Gaia não é uma cidade suburbana”. Optimista com o sucesso do passaporte, o vereador sublinha que, “apesar de ser interessante trabalhar, pontualmente, em conjunto com concelhos do Grande Porto”, a cidade deve ter uma “dinâmica própria e sustentada”.

“Dar visibilidade aos eventos e aos equipamentos”

São várias as primeiras actividades em que o passaporte pode vir a ser utilizado. Na Casa Barbot e nas Galerias Diogo de Macedo vai estar patente uma exposição de 24 artistas plásticos finlandeses.

Uma outra mostra será exibida nas Galerias Diogo de Macedo, a partir de 10 de Janeiro. Trata-se de uma exposição inédita sobre o Egipto e resulta de uma parceria com a Universidade do Porto.

No campo da música, a continuação dos eventos Jazz’ n’ Gaia, Douro Blues, Rockabilly Gaia, Festa do Mundo Celta e Rock às Sextas estão asseguradas. Noutro estilo, a iniciativa “Natal com Música” vai proporcionar concertos de música clássica durante todo o mês de Dezembro.

Também ligado às festividades está o concerto dos EZ Special, no dia 21 do mesmo mês. Dormisnky destaca ainda o concurso Sound and Light, que pretende promover as bandas de Gaia. O grupo vencedor actua em Janeiro com os Blasted Mechanism, padrinhos do festival, e tem a oportunidade de editar um álbum.

O vereador considera que esta agenda vai “dar visibilidade aos eventos e aos equipamentos” existentes em Gaia.