Inaugura esta sexta-feira, no Centro Português de Fotografia, no Porto, a exposição lomográfica com os resultados do concurso Lomo Férias’07 e a apresentação da Agenda 51% Lomo para 2008.

Para celebrar a abertura da exposição, a Sociedade Lomográfica Portuguesa preparou uma festa a realizar na noite do dia 16, no bar Mutantes, perto da Torre dos Clérigos.

Se já ouviu falar de lomografia e gostaria de saber mais ou se, por outro lado, este conceito ainda não lhe diz nada, esta é uma boa oportunidade para entrar em contacto com o mundo lomográfico.

A lomografia consiste, basicamente, em captar imagens ao acaso, de uma forma imprevisível, através das lentes de máquinas fotográficas diferentes das habituais. Os modelos das máquinas lomo têm características fora do comum como a utilização de quatro, oito ou nove objectivas, que disparam em tempos diferentes permitindo captar o movimento, ou a utilização de uma lente olho-de-peixe.

A lomografia começou espontaneamente por ser uma abordagem artística à fotografia mas acabou por se tornar um movimento internacional sociocultural que tem uma curiosa história de vida.

Os concursos e as posteriores exposições são a face mais visível do movimento lomográfico que tem cada vez mais adeptos no nosso país. A organização lança o tema, empresta as máquinas lomo (para quem não tem ou quer variar) e convida os concorrentes a divertirem-se a lomografar.

“O interesse é cada vez maior”

Esta é já a terceira exposição organizada pela Nova Embaixada Lomográfica do Porto desde a sua abertura ao público, em Dezembro do 2006, na Rua do Almada, o que demonstra o crescente interesse dos portuenses nesta nova forma de fotografar.

Segundo Lina Correia, gerente da embaixada do Porto, “de concurso para concurso temos notado um acréscimo de participações e o interesse das pessoas é cada vez maior o que nos deixa muito satisfeitos”.

A exposição inaugurou em Lisboa no passado dia 12 de Outubro, registando uma grande participação por parte do público lisboeta.

No Porto, estará patente até 9 de Dezembro, no edifício da antiga Cadeia da Relação.