“Estes livros são para todas as idades”. É assim que Vanessa, 20 anos, justifica o interesse de adultos, jovens e crianças pelo famoso feiticeiro. Esta quinta-feira à noite, na Fnac do Gaiashopping e um pouco por todo o país, as livrarias encheram-se de curiosos de todas as idades, cuja ansiedade era visível.

Pouco depois das 11 horas, foram organizadas actividades para entreter aqueles que chegaram mais cedo. No entanto, quanto mais de aproximava a tão esperada hora, mais a impaciência pairava no ar.

O sucesso da saga de J.K.Rowling (que agora termina) é garantido. As 12 lojas da Fnac espalhadas pelo país encomendaram 30 mil exemplares do livro. Já a Bertrand Livreiros encomendou 25 mil exemplares para distribuir pelos seus 52 pontos de venda. Na livraria virtual Webboom, da Porto Editora, foram feitas cerca de quatro mil pré-encomendas do livro.

Mas o que terá Harry Potter de tão especial? Raquel e Vanessa estão de acordo ao afirmar que o principal motivo é a outra realidade, a magia .

O público feminino estava em maioria e mostrava-se mais falador. Íris, 13 anos, vai ter saudades do jovem feiticeiro, mas não muitas, porque acredita que J.K. Rowling vai continuar a escrever. Raquel, 15 anos, não vai ter saudades, porque diz ter o consolo de poder voltar a ler os livros sempre que quiser.

O sucesso é tal que, segundo contas feitas pelo “Portugal Diário”, se todos os livros de “Harry Potter” já vendidos fossem deitados em fila dariam a volta ao equador de 1,6 vezes. Desde a publicação do primeiro volume registou-se, em média, uma venda de 90 mil exemplares por dia.