Um grupo de cidadãos pretende que, este ano, o aniversário da classificação do centro histórico do Porto como Património Mundial não passe despercebido, como aconteceu no ano passado, quando se assinalaram 10 anos sobre a data.

As comemorações são a 4 de Dezembro e vão contar com nomes como Pedro Burmester, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa e Sérgio Godinho, afirmou ao JPN Conceição Rios, um dos 11 cidadãos envolvidos na preparação da iniciativa.

Obedecem ao mote “Eu imPorto-me” e respondem pelo nome “Cidadãos do Porto, Sociedade Aberta” e, este ano, organizam uma série de actividades para celebrar o 11.º aniversário da elevação da Invicta a património da Humanidade. O programa final da festa será definido esta sexta-feira à noite numa reunião do movimento.

Segundo Conceição Rios, está confirmada uma conferência no Palácio da Bolsa com um alto responsável da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Esta intervenção vai contar com uma actuação de Pedro Burmester (pianista que tinha anunciado que não tocaria no Porto enquanto Rui Rio liderasse a autarquia local).

Contra o desprezo

No manifesto [PDF] que circula na Internet (os interessados devem pedir informações pelo e-mail [email protected]), defendem que este movimento está aberto a todos os “interessados e preocupados com a sua cidade”. Solicitam que cada cidadão se faça acompanhar por 11 amigos. “Com uma única exigência – que gostem do Porto”.

Os objectivos são combater o que dizem ser o desprezo da cidade pela valorização da UNESCO, “promover a dinamização, vitalização, animação e investimento na cidade” e lutar pelo “turismo cultural.”

Artes e petiscos

As festividades acontecem a 4 de Dezembro, a partir das 18h00 em vários pontos da cidade – Leões, Terreiro da Sé, Ribeira e Praça Sandeman em Gaia – mas com epicentro na Praça do Infante. Conceição Rios adiantou ao JPN que a animação vai estar a cargo dos alunos de jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) e de escolas de teatro.

A partir das 19h00, a celebração decorre na Praça do Infante e conta com as actuações de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho e Rui Reininho. No final dos concertos está programada uma rusga dirigida por António Mafra que parte em direcção à Ribeira.

É lá que a noite continua com petiscos a 1 euro, grupos de jazz, percussão e capoeira. A organização está a preparar, ainda, capas de chuva e lanternas com o símbolo do Património Mundial. Conceição Rios salienta o “carácter de cidadania” da festa.