O abaixo-assinado que manifesta a oposição ao encerramento dos cinemas Cidade do Porto, com quatro salas exploradas pela Medeia Filmes desde 1994, conta já com centenas de assinaturas. Entre a lista de subscritores do documento, encontram-se também nomes como Manoel de Oliveira, Abi Feijó, Fernando Lopes, Ana Luísa Amaral e Jorge de Sousa Braga.

Ana Luísa Amaral, poetisa e docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, considera que este abaixo-assinado é importante para que se saiba que há muita gente interessada em que se mantenham os cinemas. Os espectadores entrevistados pelo JPN mostraram-se descontentes mas não surpreendidos com a notícia do fecho dos cinemas.

Possível adiamento

O encerramento das salas prende-se com uma dívida da Medeia para com o Cidade do Porto. Ao JPN, António Costa, da Medeia, argumentou que a empresa tem sido prejudicada pela renda alta praticada, comparativamente a outros centros comerciais. Disse ainda que administração deve adiar por um ou dois meses o encerramento dos cinemas, estipulado para 3 de Janeiro.

“Os cinemas do Shopping Cidade do Porto são dos poucos que aliam um lado bocadinho comercial com um lado mais humanista e menos capitalista. Devia haver políticas culturais na cidade do Porto que acarinhassem este tipo de iniciativas, ao invés de as deixar morrer”, afirma a poetisa.

Cinema “à margem”

Jorge Campos, documentarista e docente do Instituto Politécnico do Porto, subscritor do abaixo-assinado, afirma que a rede cultural no Porto é mantida por um ou outro núcleo, como Serralves, e tem vindo a ser substituída por uma rede de entretenimento. “O Porto é agora uma cidade que tem a árvore mais alta do mundo e onde se organizam corridas de aviões”, ironiza Jorge Campos.

O documentarista considera que os cinemas do Shopping Cidade do Porto ainda são onde se pode encontrar alguns filmes de qualidade, “à margem do circuito de cinema um pouco asfixiante que existe na cidade do Porto”. “É fundamental manter estes cinemas, pois garantem a abertura a um outro tipo de cinema, a um cinema alternativo que não existe em mais lado nenhum da Cidade do Porto”.

Entre as assinaturas que o abaixo-assinado já angariou contam-se também as do sociólogo João Teixeira Lopes, do vereador e crítico de artes plásticas Miguel Von Hafe Perez, dos deputados João Semedo e Alda Macedo e do fotógrafo francês George Dussaud.