Mais jazz, mais e melhores propostas da música urbana actual no Clubbing, mais concertos na praça, um novo maestro titular da Orquestra Nacional do Porto a partir de Setembro, maior presença das estruturas residentes. São as linhas principais da programação para 2008 da Casa da Música (CdM) apresentadas esta segunda-feira.

Durante o próximo ano, a CdM vai apresentar cerca de 200 propostas. É, pois, uma “programação de continuidade”, na linha do que a CdM mostrou este ano, afirmou, esta segunda-feira, o director artístico, Pedro Burmester.

“Apesar de uma redução de 500 mil euros no apoio do Estado, a CdM vai apresentar a melhor programação de sempre”, disse o administrador-delegado da Fundação Casa da Música, Nuno Azevedo.

Mais jazz e Clubbing

Mantêm-se os sete festivais e os ciclos que estruturam o cardápio de 2007. No ciclo de piano, o destaque vai para os concertos de nomes como Maria João Pires (13 de Abril) e António Victorino de Almeida (23 de Setembro). O jazz (com 26 concertos, entre os quais de Anthony Braxton, San Francisco Jazz Collective e Bernardo Sassetti) e o Clubbing (com mais salas e mais concertos em simultâneo) vão ter mais eventos e investimento.

Em 2008, volta a ser reforçada a presença das estruturas residentes (Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble e Orquestra Barroca), que juntas perfazem um terço da programação e do investimento financeiro programado. A opção faz parte da estratégia seguida: a “construção de um projecto e não de um conjunto avulso de concertos”.

Coro universitário

Burmester afirmou ainda que a CdM quer estreitar a ligação à cidade, exemplificando com os projectos de criação de um coro universitário com as várias faculdades da Universidade do Porto, a aquisição do espólio do Orfeão Portuense e um reforço da parceria com a ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo).

Foco nórdico

Depois de Espanha, é a vez dos países nórdicos (Islândia, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia) serem o fio condutor de boa parte das actividades na CdM, nos diversos géneros musicais. “Em muitas áreas, os países nórdicos têm servido de referência”, afirmou Burmester.

O finlandês Magnus Lindberg será compositor residente da CdM, em associação com a sueca Karin Rehnqvist. O jovem português Luís Cardoso também será compositor em residência.