“Ugo Volt” é, nas palavras do seu criador, Rogério Varela, “um jogo de aventura e acção para a consola XBox 360 e computadores pessoais”. Quase a terminar a fase de pré-produção, que começou em 2006, prepara-se para ser o primeiro videojogo português a correr na consola da Microsoft.

A ideia deste videojogo, produzido pela empresa Move Interactive (fundada na Madeira há seis anos, mas sedeada actualmente em Cascais), começou a ganhar forma ainda em 2001 na cabeça do madeirense Rogério Varela, com 25 anos. “Contém acção e aventura, misturando assim dois géneros muito populares. Caracteriza-se por uma grande variedade de ambientes e mundos”, diz ao JPN.

Lisboa fornece o cenário para “Ugo Volt“, uma opção que surgiu mais à frente no desenvolvimento do projecto. “Inicialmente, Lisboa fazia parte de uma missão alternativa, ou seja, era uma missão de menor importância. Mas à medida que o fomos apresentando, tanto a nível nacional como a nível internacional, ficamos surpreendidos com a excelente reacção, e acabámos por torná-la uma missão crucial para o jogo”.

Terreiro do Paço inundado

A história desenrola-se num futuro profundamente modificado pelas alterações climáticas. “O objectivo passa por tornar as consequências destas ameaças visíveis num cenário real e familiar. Penso que a imagem do Terreiro do Paço inundado e em ruínas irá concerteza criar reacções em todos”, diz Rogério.

A história e os cenários podem remeter para jogos de renome como “Tomb Raider” ou “Duke Nukem 3D”, mas “‘Half Life 2’ e ‘Max Payne’ são as referências mais próximas do projecto, actualmente”, diz.

A personagem principal é “o próximo passo na evolução da humanidade”, descreve Rogério. Metade homem, metade máquina, fustigado por um conflito interno, Ugo (nome de código Volt) está prestes a ser clonado para formar as novas “super sociedades”, enquanto os restantes humanos “normais” vivem em condições degradantes. Cabe ao jogador decidir se quer apoiar este processo ou se prefere evitá-lo a todo o custo. Foram criados três resultados finais possíveis em função da escolha do utilizador.

Missão: XBox 360

“Ugo Volt” tem fortes potencialidades para se tornar o primeiro jogo português a correr na XBox 360. Mas Rogério Varela reconhece que há ainda muitos obstáculos a ultrapassar. O facto de Portugal nao ser minimamente conhecido internacionalmente no campo dos videojogos é um obstáculo que a Move Interactive tem que superar.

“É difícil para a empresa se afirmar lá fora, assim como em Portugal, porque grande parte do nosso país ainda não está preparado para aceitar os videojogos como um negócio altamente rentável”, admite. A empresa madeirense vê em “Ugo Volt” a sua maior aposta para entrar no mercado da XBox. Rogério Varela acredita que tal “teria um grande valor para o nosso país”.