O Ballet Estatal da Ópera de Bashkir, da Rússia, vai levar o bailado “A Bela Adormecida” às cidades de Coimbra, Lisboa, Covilhã, Porto, Figueira da Foz, Braga e Elvas. A digressão começa hoje, quarta-feira, em Coimbra, e termina a 1 de Dezembro, em Elvas.

O bailado, que estreou pela primeira vez em S. Petersburgo em 1890, combina a história do conto de Charles Perrault, a música de Piort Illitch Tchaikovsky e a coreografia de Marius Petipa. O espectáculo, promovido pela produtora Classic Stage, conta com 70 artistas em palco.

A digressão começa hoje, quarta-feira, no Teatro Gil Vicente, em Coimbra, seguindo depois para o Coliseu de Lisboa de amanhã a sábado. “A Bela Adormecida” sobe ao palco do Teatro Cine da Covilhã no domingo e ruma para o Coliseu do Porto terça-feira, dia 27.

Dia 28 é a vez do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz receber o bailado, que vai depois estar em exibição de 29 e 30 no Teatro Circo de Braga e a 1 de Dezembro no Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas.

Prestígio internacional

Vsevolojsky, director do Teatro Imperial, é responsável pela primeira ideia de realizar o bailado. Num prólogo e três actos, “A Bela Adormecida” conta a história da princesa Aurora, que cai num sono profundo depois de se picar num fuso, e retrata o bem e o mal num conto de encantar.

O Ballet Estatal da Ópera de Bashkir nasceu em 1938 e foi formado por graduados do Conservatório de Moscovo. A orquestra e o coro foram organizados pela Musical Trade School de Ufa. Esta companhia realiza anualmente uma digressão internacional e já actuou em países como a França, o Japão, os Estado Unidos e o Egipto.

Em 2005, a companhia esteve no Coliseu do Porto com “O Lago dos Cisnes”, também de Tchaikovksy.