José Rodrigues nasceu em Luanda, há 71 anos. Veio para o Porto onde se formou em escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), nos anos 60.

Foi um dos fundadores da Árvore Cooperativa Cultural, através da qual nasceu o Curso Superior de Arquitectura, e da Escola de Artes Profissionais Árvore.

Ajudou a fundar a Bienal de Cerveira e é também responsável pela Escola de Artes e Ofícios e a Escola Superior de Arquitectura. O famoso Cubo da Praça da Ribeira (1976), conhecida por muitos como a Praça do Cubo, é o trabalho do escultor que mais terá marcado a cidade do Porto.

Em 1994, é-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Está representado a nível nacional e internacional em diversos museus, para os quais realizou vários monumentos e esculturas. Expõe individualmente desde 1964 e participa, desde 1973, em várias exposições colectivas. Colabora ainda como cenógrafo em Portugal e Espanha e em ilustrações de livros com poetas e escritores.

José Rodrigues é uma referência no panorama artístico das artes plásticas portuguesas e tem sido prestigiado pelo conjunto da sua obra com alguns prémios, entre os quais: Amadeo Souza-Cardoso; Prémio da Imprensa para melhor espaço cénico realizado em Lisboa (1972); Prémio de Escultura da Bienal de Vila Nova de Cerveira (1980); Prémio Soctip “Artista do Ano” (1990); e Prémio “Tendências de Arte Contemporânea em Portugal” atribuído pela Câmara de Santa Maria da Feira (1994).